
AGENDA
FRED MARTINS E JAQUES MORELENBAUM
Tributo a João Gilberto
Sucesso de público, com bilheteria esgotada nos dois primeiros shows, Fred Martins e Jaques Morelenbaum se reunem mais uma vez na Acaso Cultural, em homenagem a João Gilberto
Jaques Morelenbaum e Fred Martins se juntam para apresentar este novo concerto repleto de sofisticação e delicadeza próprias do grande legado da música popular brasileira.
O repertório do show traz canções de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Carlos Lyra, e também de Caymmi e Geraldo Pereira. Autores cujas composições ganharam interpretações célebres na voz e no violão de João Gilberto e se tornaram clássicos de nosso cancioneiro como Chega de Saudade, Desafinado, A Felicidade, Retrato em Branco e Preto, Doralice e Sem Compromisso. Martins e Morelenbaum apresentam também temas próprios que se alinham à linguagem bossanovista.
Morelenbaum é responsável pela introdução do violoncelo na música popular moderna no Brasil e no mundo, com projetos próprios ou atuando ao lado de Tom Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Egberto Gismonti, Mariza, Carminho ou Sting.
Fred Martins tem-se destacado como exímio compositor e também como intérprete na performance voz e violão, onde cria uma delicada trama entre os dois elementos que, ao fim, soam como um único instrumento. “Neste concerto iremos mostrar várias das canções que me fizeram abraçar a música como principal forma de expressão e, consequentemente, como profissão. Elas traduzem muito do que mais amamos na cultura popular do Brasil ”, afirma Fred Martins.
“Fred Martins é um compositor original, que toca um universo muito particular, interessante e poético. Como intérprete é sempre bom escutar sua música.”
Ney Matogrosso
“Eu tenho como grande mestre e guru o João Gilberto e acho que o Fred Martins é um sucessor de João Gilberto na forma de tocar e na forma de cantar.”
Jaques Morelenbaum
”Talvez seja um dos tesouros mais escondidos da atual música brasileira”
Manuel Halpern, no Jornal de Letras.
