ACASO online

COMUNICAÇÃO CONSCIENTE E OS IMPACTOS NAS RELAÇÕES

  • Conheça os princípios da comunicação não-violenta

  • Desenvolva suas habilidades de escuta e identificação de sentimentos e necessidades

  • Exercícios semanais

  • Material de estudo adicional

  • Grupo no Telegram

crisana2.jpg

11/08 - 08/09

quartas-feiras

19h - 20h30

aulas via Zoom

o curso

Somos seres neurobiologicamente programados para buscar conexões com o outro e com o mundo. Tais conexões, no mundo de hoje, no entanto, estão sendo perdidas - com a natureza, com o coletivo da sociedade, e até com o momento presente, deslocados que fomos para o futuro. Em tempos de distanciamento físico, essa necessidade de conexões torna-se ainda mais evidente e necessária. E há ainda outra conexão importante pedindo nossa atenção: aquela que cada um deve ter consigo próprio e que nos equilibra para que todas as outras aconteçam.
É muito comum em nossas relações não conseguirmos nos comunicar com clareza ou  sermos mal compreendidos, gerando sentimentos como angústia e frustração, que comprometem  nossas conexões. Como podemos tornar nossa escuta mais empática e nossa expressão mais autêntica?


Neste curso, as  facilitadoras irão apresentar a Comunicação Não-Violenta ao lado de temas que enriquecem ainda mais esta prática, bem como suas potências e desafios. Essa oficina se propõe a auxiliar na percepção e compreensão de novas possibilidades de se comunicar, que sejam mais conectivas e assertivas.

estrutura

Aula 1

Violência, “Não-violência” e conflito

Aula 2

O que me conecta e o que me desconecta nas relações

Aula 3

Sentimentos e necessidades

Aula 4

Escuta, empatia, vulnerabilidade e responsabilidade

Aula 5

Expressão autêntica: enriquecendo relações

facilitadoras

Ana Luiza Gama

Advogada de formação, desde que conheceu os métodos autocompositivos de solução de conflitos, em 2015, tem se dedicado a um aprofundamento no tema. Incentivadora e pesquisadora da Cultura de Paz, é pós-graduada em Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa, e multiplicadora dos Processos Circulares; Foi mediadora na Câmara de Mediação de Conflitos da OAB-RJ e atua como facilitadora e supervisora no CEMEAR - Centro de Mediação de Conflitos e Sistema Restaurativo do Ministério Público do Rio de Janeiro desde março de 2017.

Cristiana Miller
Psicóloga de formação, se especializou em ‘Desenvolvimento e Saúde Mental na Infância e Adolescência’, e atuou em consultório durante anos, até se profissionalizar em Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa. Foi facilitadora no CEMEAR - Centro de Mediação de Conflitos e Sistema Restaurativo do Ministério Público do Rio de Janeiro de dezembro de 2018 a outubro de 2020. Atualmente tem se dedicado a aprofundar seus conhecimentos em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global junto à PUC-RS.