ACASO online
Comunicação consciente e os impactos nas relações
-
Conheça os princípios da comunicação não-violenta
-
Desenvolva suas habilidades de escuta e identificação de sentimentos e necessidades
-
Exercícios semanais
-
Acesso às aulas gravadas até um mês após o término do curso.
-
Material de estudo adicional
-
Grupo no Telegram
SEM TURMAS PREVISTAS
o curso
Somos seres neurobiologicamente programados para buscar conexões com o outro e com o mundo. Tais conexões, no mundo de hoje, no entanto, estão sendo perdidas - com a natureza, com o coletivo da sociedade, e até com o momento presente, deslocados que fomos para o futuro. Em tempos de distanciamento físico, essa necessidade de conexões torna-se ainda mais evidente e necessária. E há ainda outra conexão importante pedindo nossa atenção: aquela que cada um deve ter consigo próprio e que nos equilibra para que todas as outras aconteçam.
É muito comum em nossas relações não conseguirmos nos comunicar com clareza ou sermos mal compreendidos, gerando sentimentos como angústia e frustração, que comprometem nossas conexões. Como podemos tornar nossa escuta mais empática e nossa expressão mais autêntica?
Neste curso, as facilitadoras irão apresentar a Comunicação Não-Violenta ao lado de temas que enriquecem ainda mais esta prática, bem como suas potências e desafios. Essa oficina se propõe a auxiliar na percepção e compreensão de novas possibilidades de se comunicar, que sejam mais conectivas e assertivas.
estrutura
Aula 1
Violência, “Não-violência” e conflito
Aula 2
O que me conecta e o que me desconecta nas relações
Aula 3
Sentimentos e necessidades
Aula 4
Escuta, empatia, vulnerabilidade e responsabilidade
Aula 5
Expressão autêntica: enriquecendo relações
facilitadoras
Ana Luiza Gama
Advogada de formação, desde que conheceu os métodos autocompositivos de solução de conflitos, em 2015, tem se dedicado a um aprofundamento no tema. Incentivadora e pesquisadora da Cultura de Paz, é pós-graduada em Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa, e multiplicadora dos Processos Circulares; Foi mediadora na Câmara de Mediação de Conflitos da OAB-RJ e atua como facilitadora e supervisora no CEMEAR - Centro de Mediação de Conflitos e Sistema Restaurativo do Ministério Público do Rio de Janeiro desde março de 2017.
Cristiana Miller
Psicóloga de formação, se especializou em ‘Desenvolvimento e Saúde Mental na Infância e Adolescência’, e atuou em consultório durante anos, até se profissionalizar em Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa. Foi facilitadora no CEMEAR - Centro de Mediação de Conflitos e Sistema Restaurativo do Ministério Público do Rio de Janeiro de dezembro de 2018 a outubro de 2020. Atualmente tem se dedicado a aprofundar seus conhecimentos em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global junto à PUC-RS.