Bem-vindos à Acaso Cultural
arte e cultura no coração de Botafogo
um projeto inovador, voltado para a criação e a difusão de conhecimento, arte e cultura, desenvolvendo atividades como cursos, workshops, palestras e seminários; shows, concertos, exposições e apresentações teatrais, complementados pela publicação de livros, artigos, revistas temáticas, e outras atividades culturais.
deixe o acaso te levar
A liberdade do acaso é um valor para nós, e queremos que nosso diferencial passe pela variedade e pela qualidade de atividades e produtos que traremos para o nosso público. Você pode vir só para tomar um café, mas a/o Acaso pode te levar a um curso sobre narrativa criminal ou sobre pensamento social brasileiro, um livro sobre a história do cinema nacional, um concerto de música barroca, um show de jazz, uma roda de samba ou de capoeira. A Acaso e o acaso, aqui, vão sempre contribuir para a circulação e o encontro de pessoas e ideias.
UMA CASA HISTÓRICA
A sede da Acaso é numa casa do início do século XX restaurada com cuidado para receber eventos variados – música, teatro, palestras, simpósios, congressos.
A Casa é um espaço múltiplo, com hall para exposições e eventos, salas de aula, espaços para coworking, um delicioso bistrô e um ponto de vendas repleto de livros e produtos, nossos e dos autores e artistas parceiros.
E TEM MAIS...
Em breve a Casa terá também uma sala de eventos, preparada para receber apresentações musicais tanto acústicas quanto sonorizadas, para um público de aproximadamente 100 pessoas, em uma infinidade de configurações por não ter palco nem assentos fixos. Junto à sala de eventos, haverá uma sala de ensaios com acústica e isolamento especiais e, para atender a público e artistas, banheiros e camarins acessíveis.
Além de projetos próprios, a Acaso também realiza eventos com parceiros, e pode abrigar na Casa atividades de terceiros.
Nossa proposta inovadora baseia sua manutenção e crescimento no funcionamento simbiótico de nossas duas grandes áreas de atuação – produção e difusão de conhecimento – e prevê que a receita das diferentes atividades se converta em investimento na criação de nosso Fundo de Investimento em Pesquisa e Arte, que distribuirá bolsas de pesquisa e projetos artísticos a serem desenvolvidos na sede da Acaso.
CULTURA É RESISTÊNCIA
Num momento em que cultura se tornou sinônimo de resistência, a Acaso Cultural surge como um espaço fomentador de ideias, projetos e ações. Nossa proposta é a criação, a transformação e a divulgação de experiências de mundo diversas. É produzir e promover reflexões críticas sobre a sociedade, de forma contínua e renovada.
Um lugar de encontro para a celebração da cultura e a produção de conhecimento, um espaço de liberdade. de criar, de pensar, de resistir.
Créditos: 1, 2 e 3, frames de filmagens de Kaye Salles (câmera), Larissa Salles (produção) e Duanne Buss dos Santos (Direção). 4, foto da equipe Acaso. 5 e 6, quadros de Beta Maya (A árvore, 2017) e POU (Devaneios, 2022). Fotos da equipe por Maité Quinteros.