
AGENDA
MULHERES COMPOSITORAS PARA VIOLÃO
Um concerto de Thaís Nascimento
O concerto de violão de Thaís Nascimento propõe um mergulho na produção musical de mulheres compositoras que marcaram — e seguem marcando — a história do instrumento. Em formato solo e com possíveis participações convidadas, a apresentação articula interpretação, composições, arranjos e breves narrativas que aproximam o público das trajetórias dessas artistas e de seus contextos históricos.
Violonista, solista, compositora e arranjadora, Thaís Nascimento lançou o disco Expressivas – Mulheres Compositoras para Violão, trabalho que dá base conceitual a este concerto. Gaúcha radicada no Rio de Janeiro, a artista desenvolve uma pesquisa aprofundada sobre o legado de compositoras para violão e mulheres violonistas de diferentes países, com atenção especial às latino-americanas, como Elodie Bouny e Ximena Matamoros, além de compositoras brasileiras como Andrea Perrone e Lina Pires de Campos. O repertório inclui ainda obras de compositoras cariocas fundamentais, como Clarice Assad, Chiquinha Gonzaga e Rosinha de Valença.
A pesquisa também atravessa períodos históricos diversos, contemplando compositoras do barroco, como Mlle Bocquet, do período clássico, como Emilia Giuliani, e do romantismo, com destaque para Catharina Pelzer. Ao longo do concerto, essas obras são contextualizadas por meio de comentários e interações com o público, criando uma escuta atenta às histórias, apagamentos e permanências dessas mulheres na música de concerto e popular.
Licenciada, Bacharela e Mestra em Música pela UFRGS e pós-graduada em Filosofia pela IMED, Thaís é professora, pesquisadora e compositora, com ampla experiência docente em escolas de educação básica, projetos sociais, escolas de música, institutos federais e universidades. Atualmente, é servidora pública e doutoranda pela UFRJ, onde desenvolve pesquisa sobre repertório de mulheres compositoras para violão e outros instrumentos, com atuação em projetos artísticos, publicações acadêmicas, palestras e performances.
Gravou o disco Expressivas – Mulheres Compositoras para Violão como homenagem à violonista Mayara Amaral (1989–2017) e é integrante-fundadora do coletivo AIVIC – Associação Internacional de Violonistas Compositoras. O concerto se insere no contexto do mês das mulheres e dialoga com séries dedicadas à música instrumental e à produção artística feminina.
