CHAMADA DE ORIGINAIS 2025

a acaso quer ouvir sua voz
O mundo é feito de histórias. Não importa quantas já foram contadas, nosso repertório só cresce, se renova, se transforma. Nem mesmo a inteligência artificial, com sua capacidade de produzir milhares de páginas num estalar de dedos, é capaz de conter o potencial infinito da criatividade humana. Muito menos de igualar a sensibilidade de um olhar genuíno sobre o que nos cerca.
A literatura tem algo de profundamente singular: a voz. Uma obra literária, ou, ao menos, uma boa obra literária, é como um filamento de DNA que carrega em si a complexidade e a heterogeneidade da psique humana. Na escolha de palavras, revelam-se traumas; na abordagem dos temas, as obsessões vêm à tona; na cadência do texto, pulsa o ritmo íntimo de um coração.
É por isso que a Acaso está sempre em busca de vozes únicas ⎼ narrativas que nos convidem a enxergar o mundo por ângulos inesperados, abrindo caminhos para formas diversas e autênticas de existir. Se você é autor ou autora e tem um romance ou um livro de contos pronto para ganhar o mundo, essa chamada é pra você.
Receberemos originais até o dia 1º de outubro de 2025, para publicação totalmente gratuita em 2026.
Mande seu manuscrito e mostre sua voz ao mundo — ela importa, e queremos escutá-la.
Características que valorizaremos na nossa seleção
-
Originalidade e inventividade de forma e/ou estilo
-
Técnica narrativa e estrutura
-
Desenvolvimento do enredo e dos personagens
Caso queira saber um pouco mais sobre o que a Acaso procura, confira nosso último livro selecionado, Os corpos nus dos moribundos, disponível em versão impressa ou digital.
Regulamento
-
A inscrição deve ser feita pelo preenchimento do formulário acessado pelo botão abaixo, no período de 1 de julho a 1 de outubro
-
Os textos devem ser inéditos.
-
Não há limite de obras por autor, mas as inscrições devem ser feitas separadamente.
-
Não aceitaremos obras coletivas.
-
No caso de envio de contos, não selecionaremos contos isolados, apenas um livro de contos fechado. Priorizaremos aqueles que mantêm uma unidade temática.
-
Os autores devem ser maiores de 18 anos e cidadãos brasileiros.
-
A Acaso se compromete com a publicação da obra sem nenhum custo para o autor e pagamento de direitos autorais de 10%. A Acaso não fará pagamentos adiantados.
-
A Acaso se reserva ao direito de não selecionar nenhuma obra caso conclua que nenhuma das inscrições atende aos seus padrões editoriais.
-
O anúncio da obra selecionada será feito nas redes sociais da Acaso em janeiro de 2026. O autor ou a autora será contactado(a) também por e-mail, marcando uma reunião para apresentação do contrato. Caso o autor ou autora esteja em desacordo com as condições contratuais estabelecidas, a Acaso se reserva ao direito de convocar outro projeto inscrito na seleção.
-
Ser selecionado não estabelece automaticamente direitos contratuais com a Acaso. Apenas após a assinatura do contrato haverá obrigações legais de ambas as partes.