ACASO online
04/03 - 27/05
sextas-feiras (quinzenal)
19h - 20h30
encontros via Zoom
o curso
Uma experiência comum que a maior parte da humanidade compartilha é ao menos uma tentativa frustrada de entrar em forma por conta própria. Você decide se engajar num projeto verão, na sua cabeça vai dar tudo certo, começa com toda a energia. Mas, depois de um tempo, passa a pular uns exercícios, tirar um dia de descanso e, quando vê, sua bicicleta ergométrica voltou a ser um cabide de roupa. Ainda que a academia ofereça muitos equipamentos que você normalmente não tem em casa, um dos seus grandes atrativos é construir um ambiente propício para estimular a vontade de exercitar-se e estabelecer uma rotina de atividades. Por que seria diferente com a escrita?
Um grupo de escrita constrói esse ambiente e essa rotina, oferecendo ainda a possibilidade de que seus textos sejam lidos e comentados por outras pessoas que entendem minimamente do assunto – e, num mundo em que abundam autores independentes, bons leitores se tornam um produto raro. Não foram poucos os grupos de autores que gestaram grandes nomes da literatura: o Bloomsbury de Woolf e Forster, o Stratford-on-Odeon de Hemingway e Joyce, os Inklings de Tolkien e Lewis.
Que tal, então, fazer parte de um clube de escrita quinzenal, com exercícios de escrita, projetos coletivos e feedback mútuo, com orientação de um profissional e materiais de apoio para escrita? O clube de escrita Biblioteca de Babel receberá inscrições até o dia 12 de agosto, para uma turma de encontros quinzenais, sextas-feiras, de 19h às 20h30
estrutura
DATAS DOS ENCONTROS
O clube é organizado em trimestres, contando, assim com seis reuniões. Nesse primeiro trimestre, os encontros cairão nas seguintes datas: 04/03, 18/03, 01/04, 29/04, 13/05, 27/05.
professor
Professor de Teoria Literária e Literatura Brasileira por três anos na UERJ, Pedro Sasse tem pós-doutorado em Estudos Literários pela UFF, com pesquisa em narrativas góticas, criminais e distópicas. É, também, escritor do romance A nova América, pela editora Pará.grafo, e de contos publicados na premiada coletânea Terror na Amazônia e na coletânea de horror cósmico Inominável. Dirige há dez anos o clube de escrita Poligrafia, cujos exercícios se tornam postagens no blog poligrafia.me.